Quinoa

Ora hoje vamos falar de um alimento da moda: a QUINOA

Ainda desconhecida por muitos, ou por vezes até já ouviram falar, mas simplesmente não sabem o que fazer com ela, aqui ficam alguns pontos de informaçao para que deixe de ser uma desconhecida e passe a ser uma parte da vossa mesa.

O que é a quinoa?
Chamada por muitos de super alimento, o seu consumo já remonta há mais 5000 anos nos Andes. Parte da cultura dos Incas que se referiam a ela como a "semente-mãe", ultimamente tem vindo a "invadir" as nossas mesas.
A Quinoa pertence à categoria de pseudo-cereal (onde tambem se encontra o amaranto e o trigo sarraceno) e é basicamente uma semente de uma erva.

Tipos
Existem bastantes variedades de plantas(mais de 120) e subsequentemente muitas mais variedades de quinoa. No mercado podemos encontrar desde as sementes pretas para o avermelhado; cinza; rosa: amarelas; roxo; verde; laranja ou qualquer cor entre estas.
As mais comuns de encontrar nos supermercados são a quinoa amarela ou vermelha.
Podemos encontrar à venda a quinoa em grãos, flocos ou farinha.

Benefícios
Não é a toa que esta sementinha ganhou estatuto de super alimento. Fonte de proteína ( a vermelha a mais completa de todas contém os 9 aminoàcidos essenciais), também é rica em cálcio, magnésio, ferro, vitaminas B e E, cobre, zinco e fibras.
É um alimento isento de glutén e muito pobre alergénico eainda com baixo índice glicémio, sendo por isso adequado a doentes celíacos ou com intolerância ao glutén. 

Passando a teoria toda, chegamos ao que realmente interessa... ora comprei um pacote disto e agora o que faço com isto? 

Como Cozinhar?
Embora a quinoa que está no mercado supostamente é pré-lavada, convém pré-lavar as sementes antes de cozinhar. Isto servirá para tirar uma substancia que se chama Saponina e que é uma camada de protecção natural que a semente cria.
Basta simplesmente por as sementes directamente num passador e lavar debaixo de agua fria um pouco.

A quinoa basicamente cozinha como um arroz. Geralmente uma proporção de 1 de quinoa para 2 de água (ex: 1 chávena de quinoa, para 2 de água) e coze em cerca de 15 min.
Colocar a água a ferver (tambem pode ser cozinhdaa em outro liquido como caldo de peixe, legumes, na sopa, etc).
Quando estiver a ferver adicionar a quinoa e deixar cozer 14 minutos sem tampa. Desligar o fogão findo esse tempo, tapar com a tampa e esperar 1 minuto. Destapar e mexer com um garfo para soltar os grãos.
A quinoa perfeitamente cozinhada terá aumentado de tamanho, nota-se a casquinha rebentada mas ainda terá um pouco de crocante quando mordida.

Como posso usar?
Grão
A minha favorita, pode ser consumida quente ou fria. Óptima para usar em saladas frias, misturada com os verdes;
Como acompanhamento como se usa um arroz ou uma massa.
Dentro de sopas.

Flocos:
Basicamante como se usa os flocos de aveia. em saladas de fruta, sopas, com iogurte, em batidos....

Farinha:
Usada como se fosse uma farinha de soja por exemplo. Uso para fazer massas de pão, pastas (linguini), batidos.

Onde comprar:
Em supermercados: pré-embalada e a granel (por exemplo o Jumbo do Dolce Vita Tejo vende a peso)
Em lojas de produtos naturais como o Celeiro.

Espero ter ajudado e agora é so por a imaginação a funcionar e fazer a próxima refeiçao com esta maravilha de ingrediente ;)

Comentários