Ovo cozido... o guia para ter sempre o ovo perfeito!

Há algo pior do que querermos comer um ovo cozido delicioso e nos sair um ovo que parece uma bola de borracha, com a gema com a consistência de areia e com aquele anel cinzento horrível à volta??
A pedido de muitas famílias (ok, talvez não), mas pelo menos a pedido de uma pessoa, aqui vai, o método bulletproof para se cozer um ovo perfeito de todas as vezes.

Embora seja algo simples, muitas pessoas queixam-se de nunca conseguir acertar com os tempos e nunca ficar como querem. Para mim, o ovo perfeito, é clara completamente cozida e a gema ainda ligeiramente líquida/cremosa no interior (até para tirarmos partido de todas as propriedades fantásticas que este alimento nos pode oferecer).

Ingredientes
- Ovo
- Àgua

Método
1. Ferver a água.

2. Agora seria a altura de se por o ovo na água, mas.... o que acontece às vezes pelo choque de temperatura é a casca do ovo rachar. 
Assim há duas opções:
a) Quando a àgua levantar fervura, salpicar com agua fria (para um púcaro, vai ser +- 1 colher de sopa). O que faço é por debaixo da torneira um segundo e tirar;
b) estar atento à àgua e não deixar que ela ferva, mas que fique, no que em cozinha chamamos, "simmering (+- 89º)". Ou seja é quando a àgua começa a ter bolhinhas de àgua a ascender,
mas ainda não está a "ferver à maluca" com bolhas enormes a saltar por todo o lado;

3. Colocar o Ovo na água com a ajuda de uma colher, para ele não bater no fundo e não rachar a casca.

4. Baixar o lume e por no Timer 8 min.

5. Passado os 8 min, escorrer a àgua, passar o ovo por àgua fria para não queimar as mãos a descascar e voilá... clara cozida e a gema ainda ligeiramente líquida no centro.

* Estes tempos são para o ovo M
7 min- mal passado
8 min- perfect (para mim)
10 min - gema toda cozida

*Para um ovo L ou XL acrescentem um minuto aos tempos.

Comentários

  1. Woohooo!!! Adeus ovos chatos :D Amanhã é a primeira coisa que vou fazer assim que me levantar!

    ResponderEliminar
  2. E então? Como têm saído esses ovos cozidos? ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário