Que dieta sigo? A dieta da Sofia

Quem se questiona que tipo de dieta sigo.. é simples... nenhuma! 
Longe vão os dias de contar calorias, ou gramas, ou restringir de forma tortuosa ingredientes ou macronutrientes... Hoje em dia já aprendi o que resulta ou não com o meu organismo. 
Tanto se fala e defende quase com mentalidade de culto dietas como Paleo, dieta dos 31 dias, dietas do sumo e sei lá mais o que... mas mais importante que dietas deve tratar-se de uma reeducação alimentar, um estilo de vida.
Ainda me lembro de há uns anos quando dizia que o leite me fazia mal, ou que não me dava bem com o pão ou massas me olhavam de lado e diziam ah deixa-te de parvoíces... pãozinho é tão bom, mas precisas de beber leite por causa do cálcio e etc... Hoje em dia até quem não sabe o que é o glúten já diz que é alérgico, por isso acima de tudo é preciso é bom senso.
Com o tempo e a experiências acabei por aprender que tenho intolerância ao glúten e aos lacticínios em menor escala (leite crú é veneno para mim, no entanto já tolero queijos curados).
Aprendi que o meu organismo se dá bem a consumir muitos legumes, proteína e que a  gordura é amiga e baseio o que como nessas guidelines, mas sem sofrimentos. Como o que gosto e faço as escolhas dentro desse panorama.
Se um dia for almoçar em família vou privar-me de tudo só porque não é saudável? Não! Mas quando como tenho consciência do que estou a comer e sei que são excepções.
Ainda no fim de semana um almoço em convívio estilo buffet com todo o tipo de comidas que sabia que não me iam fazer bem nenhum e poucas escolhas viáveis... lá me consegui manter bem no prato principal e depois aproveitei para estravazar no prato de sobremesas em que provei umas 3 ou 4 em doses pequenas. Morri? Bem acho que não...
Ou se um dia tiver a morrer de desejo de comer alguma coisa pecaminosa... vou comê-la! A vida é curta demais para andar aqui em sofrimento. se a minha base de alimentação é boa, tenho uma vida activa em que treino para me tornar mais forte e saudável tenho direito a umas marotices de vez em quando...
No fundo isto é um desabafo, porque ultimamente tenho visto muita barbaridade de pensamento em certos grupos de facebook por exemplo, em que uma pessoa por desconhecimento falha "um mandamento" da dieta e é crucificada... tenham lá calma!
Acho que deviam louvar as pessoas por no geral estar a haver uma maior consciência com o que pomos dentro do nosso corpo e deixarem-se de rótulos de dieta X ou Y. 
Sejam felizes!

Comentários